Presidente: Manuel Alves
Abade de Vermoim é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 0,33 km² de área e 437 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 1 324,2 hab/km². Dista 5 km da sede do concelho. Foi unida à freguesia de Antas, formando a União das Freguesias de Antas e Abade de Vermoim com sede em Antas.
Presidente: Manuel Alves
Antas é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 4,35 km² de área e 6 925 habitantes (2011)[1]. A sua densidade populacional era 1 592 hab/km².
Foi unida à freguesia de Abade de Vermoim, formando a União das Freguesias de Antas e Abade de Vermoim com sede em Antas.
Presidente: Jorge Amaral
Santa Eulália de Arnoso é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 2,68 km² de área e 1 111 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 414,6 hab/km². Foi unida às freguesias de Santa Maria de Arnoso e Sezures, formando a União das Freguesias de Arnoso (Santa Maria e Santa Eulália) e Sezures com sede em Santa Maria de Arnoso.
Presidente: Jorge Amaral
Santa Maria de Arnoso é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 3,38 km² de área e 2 008 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 594,1 hab/km². Foi unida às freguesias de Santa Eulália de Arnoso e Sezures, formando a União das Freguesias de Arnoso (Santa Maria e Santa Eulália) e Sezures com sede em Santa Maria de Arnoso.
Presidente: Rui Alves
Bairro é uma freguesia do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 3,70 km² de área. A sua densidade populacional é de 972,4 hab/km². Situada na margem direita do rio Ave e com uma extensão territorial de 370 hectares, Bairro, que dista 12km da sede do concelho, surge como uma das mais prósperas freguesias de Vila Nova de Famalicão.
Presidente: Liliana Ribeiro
Bente é uma antiga freguesia do norte de Portugal do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 1,30 km² de área e 925 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 711,5 hab/km².
Foi unida à freguesia de Carreira, formando a União das Freguesias de Carreira e Bente com sede em Carreira.
Foi também a terceira freguesia mais pequena do concelho e uma das menos populosas.
Presidente: Estela Veloso
Calendário é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 7,01 km² de área e 11 667 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 1 664,3 hab/km². Foi unida à freguesia de Vila Nova de Famalicão, formando a União das Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário com sede em Vila Nova de Famalicão.
Presidente: Liliana Ribeiro
Carreira é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 2,15 km² de área e 1 662 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 449,2 hab/km².
Foi unida à freguesia de Bente, formando a União das Freguesias de Carreira e Bente com sede em Carreira.
Nesta antiga freguesia existem dois clubes de futebol salão (grupo desportivo da carreira e grupo recreativo da flor do monte), um grupo folclórico, o Rancho Folclórico da Flor do Monte e três quintas (Quinta do S. Amaro, Quinta do Outeiro e a Quinta do Souto).
Tem boa acessibilidade para Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso e Guimarães.
Presidente: Manuel Novais
Cavalões é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 4,33 km² de área e 1 539 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 355,4 hab/km². Foi unida às freguesias de Gondifelos e Outiz, formando a União das Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz com sede em Gondifelos.
Presidente: Manuel Novais
Gondifelos é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 8,53 km² de área e 2 438 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 285,8 hab/km². Foi unida às freguesias de Cavalões e Outiz, formando a União das Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz com sede em Gondifelos.
Presidente: António Oliveira
Joane é uma vila portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 7,25 km² de área e 8 089 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 1 115,7 hab/km². Escudo de prata, roda dentada de negro entre duas espigas de milho de vermelho, folhadas de verde, acantonadas em chefe e um cacho de uvas de púrpura, folhado de verde em campanha.
Presidente: Avelino Silva
Landim é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 4,55 km² de área e 2 834 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 622,9 hab/km². Foi vila e sede de concelho até ao início do século XIX. Era constituído pelas freguesias de Areias, Lama, Palmeira de Landim, Sequeiró, Ávidos, Bente, Landim (Santa Marinha) e São Miguel de Seide. Tinha, em 1801, 2 944 habitantes.
Presidente: Jorge Ferreira
Lousado é uma aldeia do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 5,61 km² de área e 4 057 habitantes (2011)[1]. A sua densidade populacional é de 723,2 hab/km². É um importante centro ferroviário. Foi nesta localidade que nasceu o cardeal Cerejeira. === A ORIGEM DO NOME O nome “Lousado” está ligado a uma lenda relacionada com a estrada que ligava o Porto a Braga, a qual passava pela ponte romana existente, talvez no lugar onde hoje se encontra a Ponte de Lagoncinha. Havia um troço dessa estrada, junto da dita ponte, que estava empedrado com fragmentos de lousa — xisto. Começou o povo então a chamar-lhe — “o caminho enlousado” nome que derivava do tipo de pedra que o cobria. Com o passar dos tempos a palavras “enlousado” sofreu modificações e deu origem à palavra “lousado”, que viria a ser o nome das terras por onde o dito caminho passava, em tempos pertença do Mosteiro de Landim, e por sua vez formariam uma freguesia como topónimo “Lousado”, posteriormente integrada no concelho de Vila Nova de Famalicão.
Presidente: Carlos Lima
Mogege é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 2,98 km² de área e 1 943 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 652 hab/km². Em Mogege existe uma forte indústria têxtil e de calçado, empregando cerca de 5000 operários. No inquérito industrial de 1852 já existia em Mogege uma das duas fábricas do concelho onde imperava o algodão: a fábrica de algodão e linho de José Luís Ferreira (1801-1878), com 10 homens, 4 mulheres e 3 menores. O inquérito industrial de 1890 já identifica 12 unidades de algodão empregando 164 indivíduos (Produção: 245 500 M). Foi também em Mogege que surgiu a "Empresa Fabril do Minho" , que se tornou uma das fabricas têxteis mais importantes do país, fundada pelo comendador Manuel Ferreira Barbosa (1890-1969). Curiosidade: o único homónimo desta freguesia é o lugar de Mogege da freguesia de S. Torcato, no concelho de Guimarães. Mogege tem duas grandes lendas, a lenda do Penedo da Moura e o Penedo do Ladrão, esta última conhecida pelas pessoas mais velhas da freguesia.
Presidente: Duarte Veiga
Ruivães e Novais (oficialmente, União das Freguesias de Ruivães e Novais) é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 4,55 km² de área e 3 001 habitantes (2011). Foi criada aquando da reorganização administrativa de 2012/2013, resultando da agregação das antigas freguesias de Ruivães e Novais.
Presidente: Carlos Valente
São Mateus de Oliveira é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 2,85 km² de área e 2 714 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 952,3 hab/km². Oliveira São Mateus nasce para a história em 1033. Em Outubro de 1085 foi fundada a Igreja de Soalhães, que assumiu grande importância na história religiosa nacional.
Presidente: Manuel Novais
Outiz é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 2,87 km² de área e 913 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 318,1 hab/km². Foi unida às freguesias de Cavalões e Gondifelos, formando a União das Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz com sede em Gondifelos. A sua fundação remonta ao ano de 1085.
Presidente: Bernardino Martins
Portela é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 2,51 km² de área e 585 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 233,1 hab/km². Foi unida às freguesias de Telhado e São Cosme do Vale, formando a União das Freguesias de Vale (São Cosme), Telhado e Portela com sede em São Cosme do Vale. A santa padroeira é Santa Marinha, que está simbolizada no brasão da freguesia por uma pena. Também é onde se localiza a nascente do rio Pelhe, um dos afluentes do rio Ave.
Presidente: João Pereira
Requião, com uma àrea de 7,41 km2, é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão. Esta freguesia faz fronteira com Gavião, Vale (São Martinho), Vermoim, Ruivães, Landim, Seide (São Miguel), Seide (São Paio), Abade Vermoim, Lagoa e Antas. O principal sector económico é a agricultura, mais precisamente a vinicultura, que faz com que "Requião" pertença à 'Rota dos Vinhos Verdes', devido a algumas quintas dedicadas à vinicultura, como por exemplo a Quinta de Compostela, a Quinta do Xisto, a Quinta da Lage e a Quinta de Fafião. Além da vinicultura, surge também a indústria alimentar, a construção civil e obviamente o comércio.
Presidente: Cláudia Araújo
Riba de Ave é uma vila portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 2,83 km² de área e 3 425 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 1 210,2 hab/km². A origem do nome de Riba de Ave vem do português antigo. "Ave" significava curso de água e "Riba" é uma derivação da palavra latina "Ripa" que significa margem.
Presidente: Duarte Veiga
Ruivães e Novais (oficialmente, União das Freguesias de Ruivães e Novais) é uma freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 4,55 km² de área e 3 001 habitantes (2011). Foi criada aquando da reorganização administrativa de 2012/2013, resultando da agregação das antigas freguesias de Ruivães e Novais.
Presidente: Jorge Amaral
Sezures é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 2,26 km² de área e 497 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 219,9 hab/km². Foi unida às freguesias de Santa Eulália de Arnoso e Santa Maria de Arnoso, formando a União das Freguesias de Arnoso (Santa Maria e Santa Eulália) e Sezures com sede em Santa Maria de Arnoso.
Presidente: Bernardino Martins
Telhado é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 4,89 km² de área e 1 784 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 364,8 hab/km². Foi unida às freguesias de São Cosme do Vale e Portela, formando a União das Freguesias de Vale (São Cosme), Telhado e Portela com sede em São Cosme do Vale.
Presidente: Paulo Cunha
Vila Nova de Famalicão (conhecida frequentemente apenas como Famalicão) é uma cidade portuguesa localizada no Distrito de Braga, Região do Norte e sub-região do Ave, com 33 048 habitantes. É sede de um município com 201,59 km² de área e 133 832 habitantes (2011), subdividido em 34 freguesias. O município é limitado a norte pelo município de Braga, a leste por Guimarães, a sul por Santo Tirso e Trofa, a oeste por Vila do Conde e Póvoa de Varzim e a noroeste por Barcelos. Foi criado em 1835 por desmembramento de Barcelos e elevada à categoria de cidade em 1985. A cidade em si resume-se nas palavras do cineasta português Manoel de Oliveira: «Origens lendárias de Famalicão - centro de comunicação rodoviária e ferroviária, entre várias localidades do Norte. As alegres e pitorescas ruas. Acontecimentos registados nos jornais da terra. Edifício - hospital da Misericórdia, Câmara Municipal. Monumento a Camilo Castelo Branco. Casa de Camilo, em São Miguel de Ceide. Trabalho nos campos. Igrejas. Os arredores românticos. Indústrias de fiação e tecidos, de botões e de relógios (única na Península). Aspetos típicos: vindimas, malhadas, feira». Na própria filmografia do realizador, deparamo-nos, em 1941, com uma película dedicada à cidade de Famalicão. Os habitantes de Famalicão chamam-se famalicenses.
Presidente: Bernardino Martins
Vale (São Cosme) é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 6,31 km² de área e 3 032 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 480,5 hab/km². Foi unida às freguesias de Telhado e Portela, formando a União das Freguesias de Vale (São Cosme), Telhado e Portela com sede em São Cosme do Vale.
Presidente: Estela Veloso
Vila Nova de Famalicão é uma antiga freguesia portuguesa do concelho de Vila Nova de Famalicão, com 2,32 km² de área e 8 478 habitantes (2011). A sua densidade populacional era 3 654,3 hab/km². Foi unida à freguesia de Calendário, formando a União das Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário com sede em Vila Nova de Famalicão. Integra a cidade homónima, juntamente com as freguesias de Antas, Brufe, Calendário e Gavião.